30 abril, 2013

A evolução do relógio.‏


O primeiro relógio que existiu, como muitos sabem, era guiado pelo sol. Na Antiguidade, o gnômon ou relógio solar, era o que mostrava as horas com a ajuda da sombra, quando iluminado pela luz do sol ou da lua. Era assim que as pessoas calculavam mais ou menos o tempo. Isso há aproximadamente 600 a.c.

Segundo os historiadores, nesse período também surgiram os relógios d’água e a ampulheta, que é o primeiro relógio móvel que foi reconhecido.
A ampulheta foi criada pelos egípcios. Era um recipiente que compunha duas partes preenchidas com areia. As horas eram calculadas também, de acordo com que a areia levava para passar de uma parte para outra.

Os primeiros relógios surgiram muito depois em 850 d.c. Quando o arcebispo Verona, segundo a história, construiu  o primeiro relógio mecânico baseado em engrenagens e etc... Assim, o Papa Silvestre ll foi considerado o pai do relógio. Bacana, não?

Continuando... Os relógios de antigamente não possuíam os mecanismos desses atuais. Eram guiados por pesos e pêndulos que faziam os sinos baterem com o mesmo intervalo de tempo, a fim de marcar as horas das orações. Os relógios que são mais conhecidos hoje, só apareceram mesmo depois da invenção de molas.

O primeiro relógio que marcava as horas, foi fabricado em 1386 por Henry de Vicky. Mas o modelo marcava apenas horas. O ponteiro de minutos só apareceu em 1582, graças a Galileu Galilei, que descobriu o movimento pendular, observando a oscilação de um candeio da Torre de Pisa. Então, aproveitando a descoberta, o holandês Cristian Huygens fabricou o primeiro relógio pendular.

A partir daí, foram surgindo novas idéias, e Peter Heinlein de Nuremberg substituiu os pêndulos por uma cinta de aço, que tinha a mesma função e assim, os relógios foram evoluindo, sendo fabricados em tamanhos menores até chegar ao relógio de bolso, que também é bem conhecido.

Já o relógio de pulso, foi criado no século XX pelo inglês John Harwood que registrou sua invenção em 1924. Foi popularizado no Brasil graças a Santos Dumont. Desde então, os relógios são uma grande evolução que vem crescendo cada vez mais com variados modelos e funções.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário