22 julho, 2012

Cuidados básicos para quem usa piercing

O piercing hoje em dia é uma moda muito comum entre os jovens. No umbigo, no nariz, na língua e na sobrancelha. A cada dia que passa, meninos e meninas estão adquirindo cada vez mais esse belo acessório. Mas para poder usar esse acessório sem ter problemas mais tarde, é preciso passar por alguns processos de higiene. Então veja aqui algumas dicas de cuidados básicos que você deve ter ao usar um piercing.

Quando você coloca o piercing é preciso tomar certas precauções. Existem vários materiais para a jóia, como o aço, titânio, ouro e teflon que quando inseridos na pele, causam inflamações se não ter os cuidados corretamente.
No processo de cicatrização nunca use água com sal, álcool, água oxigenada, mercúrio e mertiolate para desinfetar o local perfurado. Esses produtos contêm inúmeras impurezas. O ideal para a higienização correta é sempre lavar o machucado com uma solução estéril de água do mar ou usar sabonete anti-séptico.

Depois de colocar o piercing, você pode sofrer alguns tipos de sintomas, como vermelhidão, secreção e acúmulo de pus. Caso isso aconteça, procure um médico para saber a causa. Pode ser que você seja alérgico ao tipo de material que está usando, se for o caso, substitua o material por outro imediatamente.
Enquanto estiver passando pelo processo de cicatrização evite piscina, mar, comidas gordurosas, bebidas alcoólicas e principalmente contatos com fluidos de outra pessoa.
Alguns piercings podem demorar até um ano para cicatrizar, para adiantar esse processo é preciso tomar alguns cuidados básicos. Sempre lave as mãos com sabonete anti-séptico antes de tocá-lo, evite deixar que outras pessoas toquem no piercing antes de lavar as mãos, limpar pelo menos uma vez ao dia e evite o uso de roupas que causem atritos ao machucado. O movimento excessivo pode causar queloides ou até a rejeição do piercing.

O tempo de cicatrização do piercing varia de pessoa e local onde são colocados. Os piercings nos lábios e na língua normalmente demoram de 6 a 8 semanas para cicatrizar, os de sobrancelhas de 2 a 3 meses, cartilagem de nariz e orelha, mamilo e umbigo são mais demorados. De 3 meses a 1 ano, tudo depende se você vai fazer o processo de higienização corretamente.
Cuidando corretamente da perfuração no processo de cicatrização, você poderá curtir o seu piercing sem problemas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário