04 junho, 2012

O dia dos apaixonados

Está chegando uma das datas mais românticas do ano, é nessa data que os casais apaixonados trocam juras de amor! Sem falar nos presentes que fazem parte dessa comemoração, é claro que estou falando do dia dos namorados, mas afinal, como se deu inicio a esse lindo dia onde tudo parece mais sensível, mais amigável e claro, sem sombra de dúvida, mais romântico?


Segundo a história, tudo começou no final a idade media, o Imperador Claudio II (imperador romano) havia proibido que se realizassem casamentos durante as guerras, pois ele acreditava que os soldados, quando solteiros, eram melhores combatentes que os casados. O bispo Valentim, contrariando a proibição do imperador Claudio II, continuou realizando casamentos e casou-se secretamente.


Após ser descoberto, foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, aguardando o cumprimento de sua sentença, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor e nesse mesmo período, Valentim acabou se apaixonando pela filha de um carcereiro  que era cega, e segundo conta a história, Valentim devolve-lhe milagrosamente a visão e antes de sua execução ele se despediu de sua amada através de uma mensagem assinando “SEU NAMORADO”.





Em muitos lugares no exterior a data é comemorada no dia 14 de fevereiro que foi o dia em que Valentim foi executado, na Roma antiga essa data também era comemorada como véspera de lupercais, festas anuais celebradas em honra a Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza) e um dos rituais dessa comemoração era a passeata da fertilidade, onde os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade delas.

Um século depois, a data foi adotada nos Estados Unidos tornando-se o Valentine’s Day, que acabou sendo adotado por diversos países ao redor do mundo. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho desde o ano de 1949, quando João Doria trouxe a ideia da data do exterior e apresentou aos comerciantes, que viram na data a possibilidade de melhorar as vendas, já que nessa época do ano as vendas eram muito baixas, escolheram o dia 12 de junho  por ser véspera do dia de Santo Antônio, considerado santo casamenteiro.


Independente da história, convenhamos que, para os apaixonados, não existe data mais propícia para se estar junto de quem realmente gostamos e manifestar todo nosso sentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário